pesquisa magos da luz

Custom Search
------------------- -------------------------------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

23 de abr de 2011

Exus e Baras

envie seu relato sobrenatural ou pergunta piresvale@gmail.com os relatos serão divulgado aqui

Exus e Baras.. vamos saber um pouquinho mais!!

Filho de Oxalá com Iemanjá e irmão gêmeo de Ogum, Elegbará
sempre aprontava para chamar a atenção, devido à seus ciúmes. Destemido, valente e brincalhão, adorava se envolver em tudo o que acontecia na Terra. Devido à sua imensa curiosidade e vontade de viver, ele andou pelos quatro cantos do mundo, buscando descobrir os segredos e mistérios que envolviam o nosso planeta.
Elegbará era um orixá que ao mesmo tempo que era amado,muito temido, pois já intimidava a todos com seus olhos, que eram bolas de fogo. Ao contrário de alguns orixás que ansiavam em ter um reino, fundando nações, ele queria o mundo todo, por isto saía pelas estradas vivendo aventuras e angariando adoradores em todas as tribos que visitava.Elegbará é aquele que vive no plano intermediário entre Ogum e Aiê.
Ele é o protetor dos aventureiros, jogadores e todos aqueles que gostam de viver. Exú (candomblé) ou Bará-Exú (batuque RS), é o senhor dos caminhos, caminhos que levam, trazem e fazem as pessoas se encontrarem ou distanciarem-se. É quem faz com que os ritos sejam cumpridos, principal responsável pela ligação do mundo espiritual e o mundo material, (Ogum Ayê).Entre dois caminhos lá está ele guardando, indicando. Não se faz nada pelo candomblé ou nação, antes de agradar Bará/Exú, pois é o único orixá que faz o elo de ligação entre nós e os demais orixás.
Tanto na passagem, como na comunicação, por isso é considerado o mensageiro. Exú é um orixá tão importante quanto todos os demais orixás. Por ser mais ligado com o mundo terrestre, possui certos costumes e temperamentos parecidos com os dos seres humanos.
Exú é erradamente sincretizado como o diabo cristão. Por ser um orixá que cuida dos caminhos onde percorrem homens, orixás, espíritos, etc. E sendo o elo de ligação entre esses mundos, exú possui múltiplos contraditórios, sendo bom e mal, astuto, grosseiro, indecente, protetor, alegre, brincalhão, violento, etc... Devido a esses aspectos foi sincretizado pelos primeiros missionários com o diabo cristão. 
Existem várias derivações de Exú, Existem Exús/Bará que cuidam dos portões, dos caminhos, dos cruzeiros, dos caminhos ao cemitério, dos caminhos dos orixás, etc. Cada Exú de acordo com sua derivação possui um sobrenome ou segundo nome (entre outros atribuídos secretamente aos seus filhos).
Alguns nomes conhecidos são: Exú Tranca Rua das 7 Cerquinhas, Tata Caveirinha das 7 cruzes, Exú Rei dos Ciganos, Exú Rei dos Ciganos de Estrada, Exú veludo das 7 porteiras, Bará do mar, Exu Tiriri Onãm, Bará Lodê, Bará das Estrelas. Exú mensageiro, é um servidor que para alguns é muito querido, e para outros é muito temido. Comanda no vício, na justiça, nas finanças intercede nas dificuldades humanas e são muito próximo de nós.
Eles são companheiros espirituais que, como nós, estão em busca de evolução, pois são espíritos que esperam, em sua maioria, uma nova oportunidade de reencarnar, e para isso, aprendem a importância da vida através das nossas vidas.

DIA DA SEMANA: Segunda e sexta-feira

CORES: vermelho e preto, (dependendo da nação)

SAUDAÇÃO: Alupô ou Alalupô (batuque), Laroyê Exú (candomblé)

DOMÍNIOS: Caminhos, Encruzilhadas, Portões, etc...

AXÉ: (Força Emanada)> Ligação do material com o espiritual, comunicação, fecundação, etc...

FERRAMENTAS E SÍMBOLOS: Chave, tridente, vulto (Pênis ereto), etc...

METAL: Ferro, bronze e ouro.

PREDOMINÂNCIA: Amor, dinheiro, sexo, caminhos, vícios e luxúria.

Axé Laroyê MojubáEu não sei se misturei alhos com bugalhos, ou se você não soube interpretar o meu texto de forma coerene e correta, afinal todos nos sabemos que Exú está ligado entre o material e o espiritual. Eu não fiz nada mais nada menos do que ir um pouco mais a fundo. Existe muito mais conteudo na histora de Exú e é muito importante sabermos além do que costumamos ouvir. Nós temos que saber qual o fundamento dos Orixás aqui na terra e no que que eles podem ser úteis pra nós. Sabemos que as entidades necessitam de um aprofundamento da vida humana para uma futura reencarnação, por isso eles procuram nos ajudar. Sendo que, cada um tem uma finalidade para ajudar.
A PREDOMINÂNCIA: Amor, dinheiro, sexo, caminhos, vícios e luxúria.


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcadores

Follow by Email

Recent Posts

Postagens populares

Minha lista de blogs