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O Lado Obscuro dos Contos de Fadas – Nem tudo é o que parece
O
que acontece quando aqueles contos “bonitinhos” e “meiguinhos” que
começam com “Once upon a time” (Era uma vez) e terminam com “viveram
felizes para sempre” têm em sua origem muito próxima do “dark side”
(lado negro), com sexo e muito sangue. Coisas muito sérias como
pedofilia, incesto, mutilação e canibalismo eram bem naturais naquela
época, então, abram suas mentes, e se preparem para nunca mais se
lembrarem da Cinderela, Bela Adormecida e Branca de Neve do mesmo jeito.
Os
contos de fadas e histórias infantis são peças importantes do gênero
Fantasia. Mas…no começo, os contos ainda não eram de fadas. As
histórias originais pouco lembram as histórias que conhecemos hoje e, em
sua maioria, apresentavam enredos assustadores que dificilmente fariam
sucesso nos tempos atuais. Estas histórias vieram das tradições orais de
culturas diversas, do folclore mesmo, sem nome definido. Eles carregam
a moral, ritos, anseios e orientações gerais da cultura que os gera.
Essas histórias da mitologia européia eram contadas de pai para filho e
traziam consigo preocupações da vida cotidiana (e nada nobre) como
morte, fome, abandono e abusos sexuais onde os personagens principais,
em geral, eram crianças ou jovens, servindo de alerta (drástico) para
que os pequenos camponeses tomassem cuidado. Esses contos começaram a
ser formalmente registrados em prosa na Idade Média, quando a sociedade
começou criar uma distinção social entre crianças e adultos.
Hoje,
respeitamos e conhecemos o significado da palavra infância é porque, há
algum tempo, alguns escritores, como o francês Charles Perrault, no
século XVII, adaptaram alguns contos para que eles pudessem ser mais bem
aceitos pela sociedade. Suas histórias mais conhecidas são “Le Petit
Chaperon rouge” (Chapeuzinho Vermelho), “La Belle au bois dormant” (A
Bela Adormecida), “Le Maître chat ou le Chat botté” (O Gato de Botas),
“Cendrillon ou la petite pantoufle de verre” (Cinderela), “La Barbe
bleue” (Barba Azul) e “Le Petit Poucet” (O Pequeno Polegar).
Posteriormente, os Irmãos Grimm e o dinamarquês Hans Christian Andersen
deram segmento à proposta de Charles Perrault, com narrativas mais
suaves, cujos desfechos culminavam em uma “moral da história”.Publicados
no ano de 1812, os primeiros contos dos irmãos Grimm levavam o nome de
“Histórias das Crianças e do Lar”, totalizando 51 histórias. Aos poucos,
os contos desta obra foram se popularizando ao redor do mundo, sendo
reinventados em várias versões e conquistando povos de culturas e
idiomas diferentes. Porém, a maior importância dos irmãos Grimm para a
literatura foi a coleta dos contos, que acabou impulsionando outros
estudiosos a realizarem o mesmo processo em seus países. Na maioria dos
textos dos irmãos, sempre são encontrados personagens como dragões,
lobos, monstros, bruxas, entre outras criações folclóricas da população.
Provavelmente, histórias trágicas que foram passadas pelo povo aos
Grimm, acabaram sendo alteradas para ganharem finais felizes e se
tornarem mais leves para a leitura de crianças e adolescentes. Outro
aspecto encontrado em várias histórias é a presença das mulheres como
agentes que modificam o enredo para o bem ou para o mal. Alguns dos
contos dos irmãos são: “Die Bremer Stadtmusikanten“ (Os músicos de
Bremen); “Das tapfere Schneiderlein” (O alfaiatezinho valente); “Hansel e
Gretel” (Joao e Maria); “Rapunzel” e tantos outros. O primeiro volume
dos contos, publicado em 20 de dezembro de 1812, continha 86 histórias. O
segundo volume de 70 histórias veio em seguida, em 1814. Para a segunda
edição, dois volumes foram publicados em 1819 e um terceiro em 1822,
totalizando 170 contos. A terceira edição foi publicada em 1837; quarta
edição, 1840; quinta edição, 1843; sexta edição, 1850; sétima edição,
1857. Histórias foram adicionadas e também subtraídas entre uma edição e
outra, até a sétima possuir 211
contos.Os
escritos começaram a ser publicados na Dinamarca em 1829. Mas foi
entre 1835 e 1842, que Hans Christian Andersen lançou seis volumes de
contos, livros com histórias infantis traduzidos para diversos idiomas.
Ele continuou escrevendo seus contos infantis até 1872, chegando à marca
de 156 histórias. No começo, escrevia contos baseados na tradição
popular, especialmente no que ele ouvia durante a infância, mas depois
desenvolveu histórias no mundo das fadas ou que traziam elementos da
natureza. Alguns dos contos de HC Andersen são: “The Emperor’s New
Clothes” (A Roupa nova do Rei), “The Little Mermaid” (A Pequena sereia),
“The Snow Queen” (A Rainha da Neve) e “The Ugly Duckling” (O Patinho
Feio).
Veja como eram, originalmente, algumas das histórias:
Chapeuzinho
Vermelho: A história atual todos nós conhecemos: Chapeuzinho Vermelho,
lobo mau, vovozinha e lenhador… Mas, na história original o lenhador não
existe, na verdade a Chapeuzinho e sua vovó são devoradas e pronto,
fim, nada de final feliz aqui. Em outra versão ainda mais antiga, a
Chapeuzinho faz um strip tease pro Lobo (que às vezes era representado
por um lobisomem ou um ogro) para assim poder fugir enquanto ele esta
“distraído”. Mas não parou aí, existe ainda uma versão mais bizarra da
história, onde o Lobo estripa a Vovó e obriga a Chapeuzinho a jantá-la
com ele. A Chapeuzinho, que não é besta, diz que precisa ir ao banheiro
(que naquela época ficava do lado de fora das casas) e fugia. Percebam
que, em todas as versões que citei o Lobo sempre se dá bem no final, de
uma forma ou de outra.
Branca
de neve: Na história original da Branca de Neve, a “madrasta malvada”
que em algumas versões não é madrasta e sim sua mãe original, não cai de
um penhasco como é mostrado no final do filme da Disney. Ela na verdade
é forçada a vestir sapatos de ferro em brasa e dançar até cair morta.
Um outro ponto importante e estranho, nessa história é a idade da Branca
de Neve. Na versão dos Irmãos Grimm ela tem apenas sete anos, ou seja,
príncipes pedófilos eram normais naquela época. E ao invés de dar um
“beijo de amor”, o Principie carrega o corpo morto ou adormecido, da
Branca de Neve para seu palácio, para que assim ela estivesse sempre com
ele (seria um tipo de necrofilia?). Depois de algum tempo, um de seus
servos, cansado de ter que carregar um caixão de um lado pro outro,
resolve descontar suas frustrações dando uma baita surra na Branca de
Neve. Um dos golpes desferidos no estômago faz com que ela vomite a maçã
envenenada e assim volte à vida. Mas de todas as mudanças feitas
através dos anos, a mais sangrenta foi em relação ao coração da Branca
de Neve. Nas histórias mais antigas a rainha não pedia ao caçador para
trazer só ele. Ela queria também outros órgãos principais como pulmão,
fígado, etc. Fora isso ela também queria um jarro com seu sangue (acho
que o caçador precisou mais que um cervo pra resolver isso). Vocês devem
estar perguntando: “pra que tudo isso?”. Simples, ela queria jantar a
branca de neve! Terrível!!
João
e Maria: Esse conto por si só já é assustador, afinal, um pai que larga
os filhos na floresta para morrer de fome não é lá o tipo de coisa que
se lê para crianças! Na versão largamente conhecida de João e Maria,
ouvimos sobre duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma
casa feita de doces e guloseimas que pertence a uma bruxa. Elas então
são aprisionadas enquanto a bruxa se prepara para comê-las. Eles
conseguem escapar e atiram-na no fogo, salvando-se. Numa versão
francesa mais antiga (chamada As Crianças Perdidas), ao invés de uma
bruxa, há um demônio, que também é enganado pelas crianças. Contudo, ele
não cai na cilada e está prestes a colocá-los na guilhotina.
Aproveitando uma saída do demônio, as crianças fingem não saberem como
entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio mostrar como se
faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem levando o dinheiro e
a carroça do pobre casal de demônios.
Rainha
da Neve: Na história “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, os
trolls são malvados e fazem um espelho que distorce as imagens. O
espelho se quebra e pequenas farpas atravessam os olhos e o coração de
Kai, irmão de Gerda (sim, a história original gira em torno de uma
garota e um garoto). A malvada rainha da neve aparece, faz com que Kai
se esqueça da irmã e o leva com ela. Gerda procura pelo irmão, uma moita
nasce de suas lágrimas, e investiga todos os cadáveres enterrados no
chão, mas nenhum deles é de Kai, ou seja, ele ainda está vivo! Com a
ajuda de uma garota ladra, eles retiram as farpas de Kai, combatem a
bruxa e voltam para casa. Diferente da versão da Disney que nos
apresenta Elsa, uma garota com o poder de transformar as coisas em gelo.
Quando ela quase mata Anna, sua irmã menor, trolls fazem um feitiço
para que Anna não se lembre do poder da irmã. Os pais das duas morrem e
Elsa evita o contato com Anna, com medo de não controlar seus poderes.
Quando sua capacidade se torna pública, Elsa se refugia em um castelo,
mas Anna está decidida a buscá-la de volta, com a ajuda de um vendedor
de gelo e de um boneco de neve. Bem diferente!?
Cinderela:
Esse é um dos contos de fadas mais antigos já registrados, e com a
maior quantidade de variações também – cerca de 700. Algumas versões
envolvendo um peixe gigante no lugar da fada madrinha datam de 850 DC!
Em outras histórias, a fada madrinha é na verdade uma árvore que nasce
sobre o túmulo da mãe da Cinderela. Uma das modificações mais brutais
ocorre no momento em que as irmãs malvadas tentam calçar os sapatos de
cristal para enganar o príncipe. Numa versão bem bizarra da história,
uma delas corta fora seus dedos do pé para vestir o sapatinho e assim
enganar o príncipe. Mas ela é desmascarada pelos pássaros amigos da
Cinderela, que mostram ao príncipe o sangue escorrendo pelos sapatinhos,
e depois, como vingança, arrancam os olhos das duas irmãs que terminam
suas vidas cegas e mancas. Há ainda outra versão, que é tão diferente
que alguns nem a consideram como uma versão e sim um tipo de origens da
Cinderela, onde a jovem era filha de um rei viúvo que jurou nunca mais
se casar, a não ser que encontre uma mulher tão bela quanto a falecida
esposa, que tivesse os cabelos cor de ouro, e que conseguisse calçar os
mesmos sapatos da finada (sempre isto!?). Acaba que sua filha
(Cinderela) preenche todos os requisitos, e assim, nada mais lógico que
ele se casar com a própria filha. Ela, por sua vez, na tentativa de
fugir do casamento com seu próprio pai velho, barrigudo e incestuoso,
foge pelo mar num armário de madeira. No final ela consegue fugir, mas
acaba do outro lado do mundo trabalhando como escrava na casa das irmãs
malvadas, e daí pra frente começa a historia que vocês conhece
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