Muitas pessoas me perguntam o que é a psicoterapia holística e qual é a diferença dela e da psicoterapia comum. Na verdade, o termo psicoterapia serve para qualquer tipo de terapia psicológica e o termo é usado livremente, já que não é exclusividade dos psicólogos com esta formação. Portanto, qualquer pessoa que tenha feito um curso de psicoterapia, não necessariamente uma faculdade de psicologia, pode se intitular psicoterapeuta.
A psicoterapia foi criada por Freud e designa a “cura pela conversa”. Ele criou o método a partir de uma das suas famosas pacientes, Ana O., que na verdade é pseudônimo. Ana O. era considerada histérica, doença na qual as mulheres tinham crises de cegueira, inapetência entre outros, e era tratada inicialmente com hipnose. Depois de um tempo, Freud percebeu que não era necessária a hipnose para que os conteúdos do inconsciente de alguém viessem à tona, isso aconteceria numa conversa “comum”, mas sob a observação atenta do psicoterapeuta. Nesta “conversa” a pessoa tem lapsos (que podem ser chistes, atos falhos, contar sonhos, etc) que nos dá indícios do que vai ao inconsciente e, conseqüentemente, qual é o caminho que devemos seguir com aquela pessoa. Assim estava criada a técnica de psicoterapia.
O termo holos quer dizer “todo”. Holística, portanto, é quando usamos a análise do todo dentro da psicoterapia. No caso da psicoterapia criada por Freud, na verdade, ele só considerava os conteúdos psíquicos ou mentais, desconsiderando o indivíduo como um ser espiritual, por exemplo. Na psicoterapia holística estes aspectos também são considerados.
O ser humano é basicamente um ser energético. E é com esta energia que a holística trabalha. Num primeiro momento, claro, existe uma parte mais psíquica que, com o tempo agrega novas e diferentes técnicas de acordo com a necessidade da pessoa. Assim, podem ser utilizadas as técnicas alternativas de regressão de memória ou vidas passadas, exercícios de meditação e relaxamento, exercícios de gestalt, aconselhamento metafísico, bioenergética, florais de todos os tipos, reiki, enfim, uma infinidade de técnicas que visam à harmonização do ser humano como um todo, sempre partindo do princípio psíquico e chegando as profundezas de sua complexidade.
É uma técnica relativamente nova. E tida como “alternativa” porque não existe comprovação científica de sua eficácia (não nos moldes cartesianos de medição e conduta), portanto não são médicas e nem consideradas curativas. Por isso também podem ser realizadas por pessoas que não sejam médicos ou psicólogos formados, desde que devidamente treinados para tal. A maioria das técnicas alternativas, como os florais, por exemplo, apresentam zero de efeitos colaterais. Mas algumas doenças psiquiátricas, como a esquizofrenia e o TOC, por exemplo, necessitam de intervenção médica e medicamentosa. As terapias alternativas, neste caso, seria somente um complemento, um algo a mais para que estas pessoas alcancem o equilíbrio total.
Espero ter esclarecido as dúvidas sobre este assunto, que pode ser tão controverso. Claro que, ainda hoje, existem pesquisas e mais pesquisas cada vez mais perto de comprovarem a eficácia destas técnicas. Mas por definições legais, é importante é a diferença seja estabelecida.
Quem tem olhos de ver, verá que a eficácia da psicoterapia holística costuma ser mais completa e duradora no sentido do equilíbrio do ser humano. Mas estes resultados, sempre, em qualquer que seja a técnica, depende da boa vontade e do desejo da pessoa de se reestruturar e ter uma vida mais plena e mais feliz.
Só para finalizar, a psicoterapia holística é feita em sessões semanais (ou quinzenais, dependendo do caso) onde as técnicas serão levemente testadas no cliente e aplicadas conforme a necessidade.
Se quiser mais informações ou se estiver interessado em conhecer o processo de perto é só entrar em contato comigo. Terei prazer em esclarecer as dúvidas.
Andrea Pavlovitsch
|
Comentários
Postar um comentário
Atenção, Visitantes!
Sou uma blogueira apaixonada por sonhos e misticismo! Este espaço é dedicado a compartilhar conhecimentos, experiências e reflexões sobre esses temas.
🔮 Sobre Rituais: Não realizo rituais personalizados. Aqui, você encontrará dicas, significados e relatos fascinantes sobre o mundo místico.
✨ Participe! Deixe seus comentários e compartilhe suas experiências. Vamos juntos explorar os mistérios do inco